PSDB no governo do PT?

O prefeito de Araraquara, petista, defende que o PT convide o PSDB para o governo

Foto: Divulgação
PT e PSDB

 

O prefeito de Araraquara e um dos coordenadores da campanha de Lula (PT), Edinho Silva (PT), defendeu, em entrevista para a Folha de S.Paulo, que o presidente eleito deve ampliar seu arco de alianças para combater “valores nazistas”. O político afirma que Lula deveria chamar o PSDB para compor o governo:

(…) Petistas dizem que o mercado não reagiu com Bolsonaro à mesma altura que está reagindo agora. Concorda com essa avaliação? Eu tenho dito que o mercado já tinha precificado esse rombo. Então, se o mercado precificou um rombo existente e nem por isso as bolsas caíram e os mercados estiveram em turbulência, por que agora, quando um governo que vai assumir reconhece, dá publicidade, dá transparência, o mercado vai reagir? Há essa contradição.

Isso pressupõe um acordo com o centrão? O que acha da proposta do Lula de não se envolver na sucessão da Câmara e do Senado? A eleição das Casas é a eleição do Legislativo. O Executivo não deve se intrometer. Não há bom histórico quando o Executivo se intromete. Cabe ao PT ter uma bancada de parlamentares extremamente responsáveis, lideranças comprometidas, que certamente vão saber construir a melhor tática. (…)

Obtivemos uma vitória eleitoral, mas ainda não obtivemos uma vitória política, derrotando politicamente esses valores nazistas e alguns dos valores, inclusive, inspirados no fascismo. Então, temos que construir um arco de alianças que dê condições para que Lula efetivamente governe o Brasil e isole esses sentimentos nocivos à sociedade brasileira, ao mundo.

Nesse pacto que o senhor propõe cabem o PSDB, o MDB no governo? Partidos que vão além do arco de aliança que elegeu Lula? Defendo a construção de um arco de alianças que crie as condições para que a gente isole isso de perverso e ruim que surgiu na política brasileira nos últimos anos, que são valores norteados pelo fascismo, muitas vezes posições inclusive de inspiração nazista. Isso precisa ser isolado imediatamente da sociedade.

PSDB também poderia vir a ser convidado? Não tenho nenhuma dúvida que o PSDB deveria ser convidado.