Prouni 2026: prazo para comprovar dados termina hoje

Pré-selecionados na 1ª chamada devem entregar documentação até 13 de fevereiro; programa oferta 595 mil bolsas em todo o país.

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 têm até esta sexta-feira (13) para comprovar as informações fornecidas na inscrição. A entrega da documentação deve ser feita na instituição privada escolhida, conforme orientações da própria faculdade. Esta é a maior edição do programa, com 595.374 bolsas ofertadas.

O que aconteceu

Os estudantes aprovados na primeira chamada do Prouni do primeiro semestre de 2026 precisam apresentar os documentos exigidos diretamente na instituição privada para a qual foram selecionados. O prazo para comprovação das informações termina nesta sexta-feira (13).

O resultado da primeira chamada foi divulgado na semana passada e reúne mais de 226 mil pré-selecionados. A consulta deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), com login pela plataforma Gov.br.

Nesta edição, considerada a maior da história do programa, são oferecidas 595.374 bolsas distribuídas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas em todo o país.

A entrega dos documentos pode ocorrer presencialmente ou de forma virtual, conforme as regras estabelecidas por cada instituição. As faculdades devem disponibilizar, em seus sites, um espaço específico para envio online da documentação. Nos casos presenciais, o atendimento deve ser realizado nos locais com oferta de cursos para candidatos pré-selecionados, respeitando os horários de funcionamento.

Candidatos com 18 anos ou mais que participaram do Enem 2025 para obter certificação do ensino médio e atendem aos critérios do edital podem solicitar a declaração de conclusão. O documento está disponível na Página do Participante do Enem, no site do Inep, e permite realizar a pré-matrícula no Prouni.

A segunda chamada será divulgada em 2 de março, com comprovação entre 2 e 13 de março. Já a lista de espera poderá receber manifestações de interesse nos dias 25 e 26 de março, com divulgação em 31 de março.