A Associação Cultural Idearte, sediada no bairro Deus Quer, na zona Sudeste de Teresina, irá representar o Piauí no X Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, promovido pela Confederação Kinpôka de Karatê-Dô (CKTB). O evento ocorre entre os dias 8 e 13 de julho, no Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).
Ao todo, 40 alunos, entre crianças e adolescentes, incluindo duas crianças com Transtorno do Espectro Autista, embarcam na delegação piauiense, que conta também com representantes de Miguel Alves e Porto. Todos os atletas fazem parte do projeto social conduzido pelo professor Simão, presidente da Federação Piauiense de Karatê Tradicional e responsável pelas aulas na Idearte.
“O Idearte é um projeto muito importante para a comunidade do Deus Quer, pois trabalha a socialização das crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo respeito, disciplina, integração e oportunidades de crescimento”, explica idealizador do projeto, Carlos Sabóia.
Além do campeonato nacional, o evento contará com o Open Internacional de Karatê, marcado para o dia 12 de julho, também no ginásio da UFRN.
A participação da delegação piauiense está sendo viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).
Para o Secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, a iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de transformação social. “É gratificante ver projetos como o Idearte, que unem cultura, esporte e inclusão, alcançarem esse patamar. Apoiar ações como essa é um compromisso da nossa gestão, pois acreditamos na cultura como um caminho potente de cidadania, desenvolvimento e pertencimento para a juventude piauiense”, destaca o secretário.