Professor de alunos campeões de matemática, agora, é da UFPI

Antônio Cardoso Amaral, é recém doutor em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, conduziu a cerimônia de posse do professor Antônio Cardoso Amaral no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O novo docente é amplamente reconhecido por sua trajetória inspiradora em Cocal dos Alves (PI), onde incentivou estudantes do ensino básico a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Em sua primeira participação na OBMEP, em 2005, conseguiu classificar 25 alunos para a fase final, conquistando 17 prêmios, entre medalhas e menções honrosas.

Durante a solenidade, o reitor Gildásio Guedes expressou sua profunda satisfação ao dar as boas-vindas ao professor Antônio Cardoso Amaral, destacando sua relevante contribuição à educação, especialmente no município de Cocal dos Alves. “É com grande honra que recebemos o professor Antônio, um profissional que se dedicou intensamente ao ensino e à formação de alunos. Sua presença engrandece nossa instituição, fortalecendo nossa missão de disseminar conhecimento à comunidade acadêmica e à sociedade”, afirmou.

O professor empossado, Antônio Cardoso Amaral, é recém doutor em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e cursou mestrado em Matemática na UFPI. Ele agradeceu pela oportunidade e ressaltou a importância de sua experiência com a pós-graduação durante sua formação na UFPI. “Durante minha qualificação acadêmica aqui na UFPI, tive a oportunidade de estreitar meu contato com a pesquisa científica, o que contribuiu significativamente para minha formação. Pretendo continuar compartilhando esse conhecimento como docente da Instituição”, declarou. 

Na oportunidade, estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI); João Xavier da Cruz; os professores Barnabé Pessoa Lima, Jurandir de Oliveira Lopes, Valteres Alvarenga, Gabriel Nunes e Darkson Vieira Machado; o ex-reitor da UFPI; José Arimatéia Danta Lopes; e o ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí UESPI, Nouga Cardoso.