Prefeito de Pio IX investigado por exploração sexual de adolescentes está foragido; sobrinho é preso

Caso envolve denúncias de exploração sexual de adolescentes e apuração policial

Samuel Noronha foi preso nesta quinta-feira (9) em Pio IX (PI), durante investigação sobre exploração sexual de adolescentes. Ele é sobrinho do prefeito Silas Noronha, que está foragido e também é alvo de uma CPI municipal e de inquérito policial.

O que aconteceu

A Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Samuel Noronha, sobrinho do prefeito de Pio IX, Silas Noronha. A ação ocorreu no município de Pio IX, com apoio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

De acordo com o delegado Tales Gomes, Samuel foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Picos, onde passará por interrogatório. A defesa dele ainda não havia se manifestado até a última atualização. Durante as diligências, também foram apreendidos telefones ligados à investigação.

O prefeito Silas Noronha é considerado foragido. A polícia informou que segue em diligências para localizá-lo, já que há mandado de prisão em aberto relacionado ao caso.

As investigações têm origem em denúncias feitas por um ex-integrante da equipe de campanha do prefeito, Liedson Alves. Em vídeos divulgados nas redes sociais no dia 22 de março, ele acusou o gestor de liderar um suposto esquema de aliciamento de adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos.

Segundo o denunciante, ele teria sido incentivado a atrair as jovens em troca de pagamento. Ele afirmou que a proposta teria surgido após as eleições de 2024, quando trabalhava produzindo conteúdo para a campanha do então candidato à reeleição. Ainda conforme o relato, as vítimas seriam, em geral, adolescentes próximas ao seu convívio.

Liedson também declarou que uma das jovens teria recebido cerca de R$ 1 mil após um encontro com o prefeito, e que posteriormente foi ameaçada ao tentar expor o caso. Ele afirmou estar arrependido e alegou ter sido coagido a participar do suposto esquema por necessidade financeira.

Além das investigações conduzidas pela Polícia Civil, o caso também é apurado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal de Pio IX. Os trabalhos da comissão começaram em 31 de março e incluem a coleta de depoimentos de testemunhas e envolvidos. Ao final, será produzido um relatório com possíveis encaminhamentos.

O processo tramita em segredo de Justiça, e por isso autoridades não divulgaram detalhes adicionais. Em nota pública, o prefeito negou as acusações, classificando-as como falsas e afirmando ser alvo de perseguição política.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre todos os investigados no caso além do prefeito, do denunciante e do sobrinho preso.

Confira a nota do prefeito Silas Noronha:

Diante das recentes publicações que circulam nas redes sociais, venho a público esclarecer que tive conhecimento das acusações caluniosas feitas contra mim.

Reafirmo, de forma clara, que tais alegações são totalmente inverídicas e não possuem qualquer fundamento. Sempre conduzi minha vida pública e pessoal com respeito, dignidade e valorização da família, princípios que fazem parte da minha história junto ao povo de Pio IX.

Trata-se, claramente, de uma tentativa de ataque à minha honra, motivada por perseguição política. Diante da incapacidade de encontrar fatos que desabonem minha trajetória, alguns opositores recorrem à propagação de mentiras e calúnias na tentativa de manchar minha imagem.

Tenho uma história construída com muito trabalho, compromisso e respeito ao povo de Pio IX. Meu legado, fruto de anos de dedicação ao nosso município, não será destruído por inverdades.

Informo ainda que as medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas, e confio que a justiça será feita.