DCM - Tentando reduzir a rejeição no Nordeste e reverter os efeitos políticos da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à região, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem cumprido uma vasta sequência de aparições em veículos de imprensa da região.
Jair tem se dedicando pouco mais de um terço de suas entrevistas exclusivas a órgãos de imprensa nordestinos.
De 26 entrevistas exclusivas concedidas por Bolsonaro em 2021, 24 ocorreram nos meses de julho e agosto, após a divulgação da notícia de que Lula viajaria por estados nordestinos em busca de alianças para 2022. Nove destas 24 foram para veículos da região, que recebeu a mesma quantidade de entrevistas que Sul e Sudeste juntos.
Embora a sequência tenha iniciado em 7 de julho na Rádio Guaíba (RS), a Rádio Arapuan (PB) foi a primeira nordestina a entrar no circuito.
Esse levantamento foi feito com base na agenda oficial de Bolsonaro e não levou em consideração eventos, entrevistas coletivas, lives de quinta-feira e declarações no gradil do Palácio do Alvorada. Apenas três entrevistas que não constam na agenda foram acrescentadas: para a rádio Jovem Pan (15/1), para a TV Brasil (19/7) e para a Voz do Brasil (20/7).