Políticos do Piauí acometidos pela Covid-19

A classe política foi afetada pela pandemia.

Foto: Pensar Piauí
Políticos do Piauí que testaram positivo para o novo coronavírus.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe mudanças drásticas no mundo todo. Na política, não foi diferente. Os políticos tem agendas extensas e contato com muitas pessoas, mas, a nova realidade da classe é o distanciamento social.

No Piauí, a primeira morte por Covid-19 foi de um prefeito. O político Antônio Felícia (PT), prefeito de São José do Divino, 57 anos, morreu no dia 27 de março no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca.


Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia, era prefeito de São José do Divino.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou em junho que testou positivo para a covid-19. Ele disse que sentia indisposição, tosse, dor de cabeça e coriza, e chegou a suspender a agenda de trabalho. Fez um primeiro teste, que deu negativo. Com os sintomas persistindo, voltou a  realizar o exame e, desta vez, foi diagnosticado com a doença. Em suas redes sociais, Firmino comentou sobre o teste e fez um apelo: "Agora, mais que nunca peço a vocês, se protejam, cuidem de quem vocês amam e fiquem em casa. Vamos vencer juntos", escreveu.

Foto: Instagram

Foto: Instagram

O prefeito fez tratamento e já se recuperou da Covid-19. Firmino segue defendendo o isolamento social e tem adotado medidas mais rígidas nos finais de semana, através de decretos municipais.

Foto: UOL
Prefeito de Teresina, Firmino Filho

O vereador Deolindo Moura (PT) foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina no final do mês de junho e recebeu a confirmação dos seus exames no dia 2 de julho. Já recuperado, o vereador já está participando das atividades da Câmara presencialmente.

Foto: G1
Vereador Deolindo Moura (PT)

O vereador Evandro Hidd (PDT) foi diagnosticado com a Covid-19 também no mês de junho. Evandro, não desenvolveu o quadro grave da doença e cumpriu o período de isolamento social necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus. Já recuperado, o vereador participa normalmente das sessões presenciais da Câmara.

Foto: Senadinho
Vereador Evandro Hidd (PDT)

Políticos que testaram positivo recentemente  

O presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová Alencar, comunicou na tarde dessa terça-feira (14), em suas redes sociais, que ficará afastado do legislativo municipal pelos próximos sete dias por suspeita de Covid-19.

O parlamentar informou que vinha realizando testes frequentemente e testou positivo. No entanto, outros dois deram negativos. Diante dessa situação, o vereador decidiu aguardar o resultado de um novo exame, permanecendo afastado das atividades presenciais da Câmara Municipal e prosseguindo os trabalhos de forma virtual.


Presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (MDB)

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) teve o diagnóstico da Covid-19 confirmado pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Teresina. A vereadora está cumprindo isolamento social e sem apresentar sintomas da doença. Em vídeo divulgado pela parlamentar, ela afirma que permanece desenvolvendo suas atividades em casa.

Foto: Câmara Municipal de Teresina
Vereadora Teresinha Medeiros (PSL)

Semana passada, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) teve o resultado positivo para a Covid-19. O seu pai, o deputado federal Júlio César (PSD/PI) também testou positivo na última sexta-feira (10).

O deputado Georgiano Neto segue reagindo bem ao tratamento contra a Covid-19. O parlamentar de 26 anos de idade está com boas condições de saúde, apenas com alguns sintomas leves da doença, mas não sente falta de ar. O deputado Júlio César, continua assintomático, seguindo o protocolo de tratamento.

Ambos estão em São Paulo, sendo acompanhados pelo médico da família.

.
Foto: Rogério Holanda
Deputado Federal Júlio César e o Deputado Estadual Georgiano Neto

O deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) testou positivo para a Covid-19. Segundo ele, o resultado do último exame saiu nesta terça-feira (14).

O deputado contou ter feito outros dois exames, que deram negativos. Somente o terceiro teste feito no Laboratório Central (Lacen), na terça-feira passada detectou o vírus. Estava trabalhando normalmente na Assembleia Legislativa, mas após o resultado positivo, está cumprindo o isolamento domiciliar e recomendações médicas.

Foto: Alepi
Deputado Estadual Júlio Arcoverde

 

ALEPI

A Alepi se pronunciou através de nota informando que as sessões presenciais foram suspensas até o mês de agosto, mas que votações ainda acontecerão pelo plenário virtual. A decisão foi tomada em entendimento entre os deputados estaduais ,15 dias depois da retomada das atividades presenciais, que aconteceu no dia 30 de junho.

Foto: Alepi
Assembleia Legislativa do Piauí

Câmara Municipal de Teresina

A Câmara Municipal de Teresina (CMT), que já contabilizou quatro casos entre suspeitos e confirmados da Covid-19, decidiu manter as sessões presenciais que estão acontecendo desde o dia 8 de julho. Os vereadores usam máscaras de proteção e a distância de segurança durante as sessões presenciais.

Foto: G1
Câmara Municipal de Teresina

Presidente da República 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou, na manhã do dia 7 de julho, que testou positivo para a Covid-19. O resultado foi divulgado durante uma coletiva de imprensa. No dia 6 de julho, o presidente foi submetido ao teste após apresentar alguns sintomas, como febre e tosse.

"Recebi [o resultado] com naturalidade, não tem que ter pavor, é a vida, a realidade", comentou o presidente em uma live durante o anúncio do exame. Bolsonaro cancelou sua agenda para cumprir o período de isolamento social e fazer o tratamento da doença.

Foto: Diário de Pernambuco
Jair Bolsonaro