Na última sexta-feira (3), uma operação conjunta entre a 78ª Delegacia Policial (78ª DP), a Subsecretaria de Inteligência (SSINTE/SEPOL) e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí resultou na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico de drogas na Comunidade da Invasão, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Entre os detidos está João Pedro Dourado da Silva, conhecido como “Jamanta”, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa no Piauí. Foragido da Justiça, ele já possuía dois mandados de prisão em aberto: um por homicídio qualificado e outro por roubo qualificado. João Pedro teria fugido para o Rio de Janeiro e se refugiado em uma área controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Os policiais chegaram até os suspeitos após uma denúncia anônima indicar que “Jamanta” estaria operando uma "boca de fumo" na Rua Balbino, esquina com a Ricardo Guimarães Terra. Durante a abordagem, João Pedro foi flagrado portando uma pistola, 22 pinos de cocaína, cinco papelotes de maconha e dois celulares.
Junto com ele, Maciel Soares da Silva também foi preso. Segundo a Polícia Civil, Maciel confessou que guardava drogas a pedido de João Pedro. Ele é investigado por outros crimes, incluindo extorsão mediante sequestro, roubo e formação de quadrilha.
Ambos foram conduzidos à 78ª DP, onde foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e, no caso de João Pedro, também por porte ilegal de arma. A Polícia Civil solicitou a conversão das prisões em flagrante para prisões preventivas.
A operação reforça a cooperação entre forças policiais de diferentes estados no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.