O tenente da Polícia Militar do Piauí, Alexandre Filipe Tupinambá Silva, foi preso no sábado (18) suspeito de assassinar o caseiro José de Ribamar Pereira Osório para receber um seguro de vida estimado em R$ 1,5 milhão. Segundo as investigações, nem a família nem o próprio caseiro tinham conhecimento do seguro, que tinha como beneficiário um amigo do tenente, advogado de profissão. A polícia aponta que Alexandre esteve na cidade e que um corpo, identificado como José Guilherme Ribamar, foi encontrado em sua propriedade.
Golpes financeiros
Tupinambá já havia sido preso em 2023 por golpes financeiros, incluindo crimes contra uma conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Polícia Civil informou que os golpes resultaram em prejuízo de R$ 100 mil. Ele foi indiciado por estelionato e furto qualificado e investigado por pelo menos dez fraudes contra locadoras de veículos. Entre os crimes, também consta que ele teria enganado a própria esposa, vendendo o apartamento dela três vezes.
Investigação e Corregedoria
A polícia aponta ainda que o tenente teria falsificado documentos públicos para receber o seguro e coagido pessoas para viabilizar a fraude. O tenente-coronel Zeth, corregedor-adjunto da Corregedoria da PMPI, informou que Tupinambá responde a um conselho de justificação, atualmente em tramitação, para avaliar se ele pode permanecer na corporação.
Alexandre Tupinambá foi preso em um condomínio no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.