Piauí vai priorizar educação, infraestrutura e segurança pública em 2025

Uma audiência ocorreu na Alepi nesta terça-feira (25), com a presença dos secretários Washington Bonfim e Emílio Júnior.

Nesta terça-feira (25), a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai regulamentar o orçamento estadual de 2025. O evento contou com a presença do secretário de Planejamento, Washington Bonfim, e o secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior.

De acordo com Bonfim, a prioridade do Governo do Piauí para a execução do próximo orçamento será, principalmente, no setor de infraestrutura e a contratação de operações de crédito, o que faz parte do processo de melhoria dos serviços públicos do estado. Com o orçamento controlado, os investimentos em Educação, Segurança Pública, Justiça e Transporte serão uma prioridade.

“O grande propósito do governo Rafael Fonteles é o investimento em infraestrutura. Nós devemos ter novas operações de crédito para fazer face às demandas que nós temos. Há um investimento grande na área de Educação. Todas as escolas deverão ser de tempo integral com profissionalização em 2025. Então, isso está gerando um esforço do ponto de vista da máquina pública”, disse Washington Bonfim.

Durante a audiência pública, o deputado Francisco Limma questionou a centralização da administração dos recursos na Secretaria de Planejamento e se ela estava sendo efetiva deste modo. O secretário Washington Bonfim afirmou que este é um pedido direto do governador Rafael Fonteles, para que a Seplan seja um escudo à Sefaz na questão orçamentária.