O número de transplantes de córnea, rins e doações de múltiplos órgãos efetivados cresceu no Piauí no primeiro semestre de 2025, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes.
Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados 151 transplantes de córnea, representando um crescimento de 11,03% em comparação com os 136 realizados no primeiro semestre de 2024. Já os transplantes renais tiveram um aumento ainda mais expressivo, passando de 21 para 29 procedimentos, o que equivale a um crescimento de aproximadamente 38,10%. Quanto ao número de doações de múltiplos órgãos efetivados, houve um crescimento de 23,81%, saindo de 21 em 2024 para 26 em 2025 no mesmo período.
A coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, destaca que o saldo, até o momento, é considerado positivo.
“Tivemos um aumento muito bom em todos os cenários, no transplante de córnea, por exemplo, se mantivermos este crescimento, teremos mais de trezentos transplantes ao longo do ano. Também tivemos um aumento no transplante renal, mas estamos trabalhando para elevar ainda mais este percentual. Em relação às doações de múltiplos órgãos efetivados, o saldo também é satisfatório, até o fim do ano queremos alcançar percentuais melhores ainda”, ressalta Lourdes Veras.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, enfatiza que a doação de órgãos continua sendo um desafio para os serviços de saúde.
“Apesar do cenário desafiador, o aumento nos transplantes demonstra a eficiência das equipes envolvidas e o comprometimento da rede estadual em garantir o acesso ao tratamento de pacientes que aguardam na fila por um órgão. É importante incentivar a doação, pois várias vidas são salvas por meio de transplantes”, finaliza.