Piauí recebe 10 mil colmeias em ação de incentivo à apicultura

Investimento fortalece apicultura e exportação do mel, destaca Merlong Solano

O setor apícola do Piauí, reconhecido pela qualidade do seu mel — considerado por especialistas como o melhor do mundo —, recebeu nesta semana um importante reforço para continuar crescendo e se destacando no cenário nacional e internacional. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 10 mil colmeias a prefeituras e associações de 52 municípios piauienses, por meio de um investimento de R$ 4 milhões, viabilizado por emendas da bancada federal do estado no Congresso Nacional.

O deputado federal Merlong Solano, um dos principais articuladores da iniciativa, destacou o papel estratégico da apicultura para a economia do semiárido. “O melhor mel do mundo é do Piauí, e a nossa bancada federal tem apoiado fortemente o setor”, afirmou.

Entusiasta da atividade, Merlong também anunciou que destinará recursos de emenda individual para ampliar ainda mais o alcance da ação. “Estou destinando emenda para a distribuição de colmeias para 18 municípios. Vamos juntos fazer com que o nosso ‘ouro do sertão’ siga atravessando fronteiras e avançando no mercado internacional”, declarou o parlamentar.

Com clima e vegetação propícios à produção de mel de alta qualidade, o Piauí vem ganhando destaque nos últimos anos com exportações para diversos países, fortalecendo a geração de renda em comunidades rurais e incentivando práticas sustentáveis de produção.

A distribuição das colmeias representa mais do que um apoio pontual: é parte de uma política estruturada de fortalecimento da apicultura no estado, que promete continuar rendendo bons frutos — e muito mel — para o Piauí.

Loading...