Os municípios do Piauí foram beneficiados com a entrega de dez novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega simbólica ocorreu na última sexta-feira (31), em Salvador, pelas mãos da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A ação tem como objetivo substituir os veículos que já ultrapassaram o tempo de uso adequado.
Dentre os municípios do Piauí, Curimatá e Bertolínia receberam duas ambulâncias cada, enquanto José de Freitas, Oeiras, Picos, Redenção do Gurguéia, Uruçuí e Água Branca foram contemplados com um veículo cada. Esta entrega marca a primeira de 2025.
Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, ressaltou a importância de manter a frota em boas condições. "Além de contar com profissionais capacitados para os primeiros socorros, ter ambulâncias novas e com manutenção em dia é essencial para garantir um atendimento rápido e eficaz, tornando o processo mais ágil e confortável. Por isso, é fundamental que os municípios recebam esses novos veículos para garantir um serviço de saúde seguro e ativo", destacou.
O Samu é um serviço gratuito, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Para acionar o serviço, basta ligar para o número 192. O atendimento começa com os técnicos de plantão, que obtêm informações iniciais sobre a ocorrência e a localização, e em seguida repassam a chamada para as equipes externas, que são compostas por profissionais capacitados para atender emergências.
As ambulâncias deverão ser retiradas pelos municípios beneficiados em Salvador, onde ocorreram as entregas. No total, 170 novas ambulâncias foram distribuídas para 135 cidades em nove estados da região Nordeste, com um investimento total de R$ 49,1 milhões.