O estado do Piauí conquistou o primeiro lugar na categoria Inserção no Mercado de Trabalho do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (29), em Brasília (DF).
O reconhecimento se deu pelo desempenho do estado na geração de empregos para pessoas inscritas no Cadastro Único nos últimos dois anos. Logo após o Piauí, completam o ranking os estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amazonas e Alagoas.
Além do primeiro lugar na principal categoria, o Piauí também teve destaque em outras frentes. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) receberam menção honrosa pelo envolvimento no programa Acredita no Primeiro Passo, entrando na lista das dez instituições mais relevantes da iniciativa.
Na categoria Empreendedorismo e Fomento, que reconhece histórias de superação e iniciativas de micro e pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade, o estado voltou a ser premiado, desta vez com um projeto do município de Paes Landim.
Outro destaque piauiense foi a Agência de Fomento do Piauí (Bandespi), que ficou em terceiro lugar nacional em volume de crédito concedido a beneficiários do programa Acredita no Primeiro Passo. A instituição liberou R$ 1,42 milhão em empréstimos.
A premiação integra a agenda do programa Acredita no Primeiro Passo, criado para incentivar ações de geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo entre famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social.
Durante o evento, o ministro Wellington Dias destacou o papel da premiação no atual momento do país. “Tivemos uma redução da fome já em 2023 e também da linha da pobreza. Isso foi resultado de um esforço conjunto entre municípios, estados, setor privado e sociedade civil. Agora, temos a oportunidade de reconhecer os melhores resultados. É a premiação de um campeonato do bem”, afirmou.
A lista completa dos vencedores está disponível no site: www.gov.br/mds.
Loading...