Piauí busca investimentos em energia e agro na Arábia Saudita

Reuniões e encontros bilaterais estão compondo a agenda do governador Rafael Fonteles nesta missão no Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (26), de uma série de reuniões bilaterais em Riade, capital da Arábia Saudita, com o objetivo de atrair investimentos para o Piauí nas áreas de energia renovável e agronegócio — setores em acelerado crescimento no estado. As agendas ocorreram após o evento Nordeste Day, que reuniu autoridades e empresários para apresentar projetos estratégicos dos nove estados da região.

Durante os encontros, Rafael se reuniu com representantes das empresas ACWA Power e Salic. A ACWA Power é referência global na geração de energia, dessalinização de água e produção de hidrogênio verde, e atua em alinhamento com a Visão 2030 da Arábia Saudita, que visa diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo. O governador destacou o protagonismo do Piauí na geração de energia limpa e os avanços para a implantação da primeira usina de hidrogênio verde do estado, cuja construção deve começar ainda em 2025.

Já a Salic, empresa saudita com presença também no Brasil — onde adquiriu 10,7% da BRF por R$ 1,7 bilhão — atua no setor do agronegócio. Fonteles apresentou as potencialidades agroindustriais do Cerrado piauiense, citando como exemplo o Frigorífico Piauhy, atualmente em construção no município de Ribeiro Gonçalves, voltado ao abate e processamento de bovinos, caprinos e ovinos.

A agenda também incluiu reuniões com representantes das empresas Nadec e Al-Qurayef. A Nadec é uma companhia de capital aberto especializada em produtos agroalimentares, como frutas, vegetais, leite e proteína animal. Segundo o governador, houve sinalização de interesse em parcerias para o abastecimento de alimentos no Oriente Médio.

Com o grupo Al-Qurayef, que atua no fornecimento de equipamentos para irrigação, Rafael deu continuidade às conversas iniciadas em Teresina. “Fui recebido pelo CEO do grupo e discutimos a possibilidade de instalação de unidades no Brasil. O interesse deles em expandir sua atuação na América Latina pode representar uma grande oportunidade de geração de empregos qualificados no Piauí”, destacou.

Além dos encontros empresariais, Rafael se reuniu com Badr Al-Towaijri, conselheiro do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita (MISA), reforçando o desejo de fortalecer as relações comerciais e institucionais entre o Brasil e o mundo árabe, especialmente com os estados do Nordeste.

Visita ao Catar e continuidade nos Emirados Árabes

No domingo (25), em Doha, no Catar, o governador participou do Nordeste Day ao lado de autoridades e empresários locais, onde apresentou as oportunidades econômicas da região. A comitiva segue nesta terça-feira (27) para os Emirados Árabes Unidos, último destino da missão no Oriente Médio.

No país, os governadores nordestinos apresentarão as potencialidades dos nove estados nas áreas de transição energética, agroindústria, infraestrutura, segurança alimentar, turismo e economia digital, reforçando a posição estratégica da região como polo de investimentos internacionais.