Piauí: 33,3% dos leitos de UTI ocupados e apenas 50,7% da população em isolamento social

Em live, governador Wellington Dias apresentou estratégias do Governo e disse que infelizmente ainda não é o momento de retomar atividades

Foto: Divulgação
Live com governador Wellington Dias

Em live nesta quarta-feira, 29, o governador Wellington Dias apresentou todas as estratégias adotadas pelo Governo do Piauí no enfrentamento à Covid-19 e disse que, infelizmente, ainda não é o momento de retormar atividades. O governador mais uma vez lamentou a postura do presidente Jair Bolsonaro com relação à pandemia e disse ter ficado chocado por ele ter respondido à imprensa com um "E daí?" ao ser questionado pelo recorde de número de mortos no Brasil.

Foto: Divulgação
Estatégia Piaui Covid-19

O Piauí tem, hoje, 33,3% dos leitos de UTI ocupados e apenas 50,7% da população cumprindo o isolamento social. O estado conta com 1720 unidades básicas de saúde, além da integração com a rede privada, e trabalha para ampliar os leitos oferecidos. 

O governador pontuou as ações em cada uma das áreas estratégicas definidas, como o fortalecimento da rede de saúde, garanntia de equipamentos de proteção apra os profissionais da linha de frente, e a criação do aplicativo Monitora Covid-19, que permite um acompanhamento ágil dos casos; Ações econômicas como a redução de IMCS sobre o álcool em gel, prorrogação do desconto de IPVA, programas de concessão de crédito e a criação do site e aplicativo Piauí Delivery, que conta com a participação de mais de 3.500 empresários locais.

As ações da Assistência Social e Segurança também foram pontuadas, em especial as barreiras sanitárias nas fronteiras do Estado. O governador manifestou real preocupação com a chegada de pessoas de outros estados e, além da determinação do cumprimento da quarentena, o Estado reforça a fiscalização no fluxo de entrada e saída de pessoas. Ele clamou aos prefeitos que continuem vigilantes e ampliem a realização de testes, considerando casos assintomáticos.

Wellington Dias apresentou dados dos estados do Nordeste e fez um comparativo com a realidade do Piauí. Pernambuco hoje tem mais de 5.724 casos confirmados de coronavírus e 508 mortos. Ceará quase 7 mil casos (6.918) e 403 óbitos. Maranhão tem 2528 casos e 145 mortes. O Piauí vem apresentando um crescimento exponecial e já registra casos em 54 municípios, praticamente em todas as regiões existem registros confirmados da doença. "Há 15 dias atrás eram 50 casis e apenas 7 ónbitos. Hoje, contabilizamos 454 casos e 24 óbitos", observa o governador.

Foto: Divulgação
Crescimento no número de casos do Piauí

Foto: Divulgação
Mapas mostram avanço da doença em todo o Estado

A ocupação dos leitos hospitalares vem crescendo na mesma proporção. Hoje, 60 pacientes estão internados em leitos de UTI, o equivalente a 33,3% de ocupação, 110 em leitos clínicos (14,5%) e 2 em leitos de estabilização.

Foto: Divulgação
Ocupação de leitos no PI

O índice de isolamento social, que já chegou a 61,7%, hoje é de apenas 50,7%, o quarto da região Nordeste. "Não quero que fiquem confiantes, porque ainda tem vaga em UTI, em leitos clínicos, e saiam para ruas, e cheguemos a um ponto que já chegaram os outros estados. Não estou conformado com esse número, é ainda baixo e por isso precisamos muito da sua colaboração", declarou, recomendando por conta do baixo índice de isolamento o uso de máscara, agora tornado obrigatório via decreto estadual. 

Foto: Divulgação
Índice de isolamento social

Wellington Dias prestou solidariedade às 24 famílias que perderam entes queridos em decorrência da Covid-19 no Estado. "Os casos vão aumentar e, infelizmente, teremos sim mais mortes, mas venceremos juntos a Convid-19. Entramos juntos nessa e juntos sairemos. Aqui, a vida sempre estará em primeiro lugar. Somos um dos poucos lugares do mundo onde podemos evitar o colapso, mas precisamos de você", pontuou.