PF e Exército prendem generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira

Ex-ministros de Bolsonaro são presos após decisão definitiva do STF

A Polícia Federal e o Exército prenderam os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministros do governo Bolsonaro, após o Supremo Tribunal Federal declarar o trânsito em julgado das ações ligadas à trama golpista. Com a decisão, não há mais possibilidade de recursos e as penas passaram a ser executadas. Heleno foi condenado a 21 anos de prisão e Nogueira a 19 anos. Ambos foram levados ao Comando Militar do Planalto, escolhido porque a legislação e a jurisprudência permitem que militares cumpram pena em instalações militares quando houver risco à integridade física, instabilidade institucional ou falta de condições no sistema prisional comum.

O STF também encerrou os processos de Alexandre Ramagem, Anderson Torres e outros condenados que não apresentaram novos recursos. Entre os nomes envolvidos estão ainda Almir Garnier, Walter Braga Netto, Mauro Cid e Jair Bolsonaro, embora a prisão atual do ex-presidente seja referente a outro caso.

Bolsonaro permanece detido na Superintendência da PF em Brasília após violar a tornozeleira eletrônica e ser considerado risco de fuga. Sua defesa afirma que ele teve confusão mental causada por medicamentos e nega qualquer tentativa de evasão.