A Polícia Federal deflagrou a Operação Escudo Eleitoral III, com buscas e afastamento de duas investigadas, uma vereadora de Piracuruca e uma servidora da Alepi, por suspeita de crimes eleitorais nas eleições de 2024, incluindo possível financiamento de campanha com recursos de facção criminosa.
O que aconteceu
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (29), a Operação Escudo Eleitoral III para investigar crimes eleitorais relacionados às Eleições Municipais de 2024. A ação resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Piracuruca (PI) e Águas Lindas (GO), além do afastamento cautelar de duas servidoras públicas.
As investigadas são Adriana Enfermeira (PT), vereadora em exercício, e Maria Thamyres, servidora da Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo a Justiça Eleitoral, o afastamento tem o objetivo de impedir o uso da estrutura administrativa para ocultar provas, influenciar testemunhas ou interferir no andamento das investigações. As informações foram confirmadas por fonte da Polícia Federal, e a reportagem tenta contato com as envolvidas e com as instituições citadas.
De acordo com os elementos apurados, há indícios de que Alexandro, apontado como liderança do tráfico na região e irmão da vereadora, teria utilizado recursos de uma facção criminosa para financiar a campanha eleitoral de Adriana Enfermeira. A investigação também aponta que ele teria conseguido empregar a própria filha como servidora da Assembleia Legislativa do Piauí.
A operação foi autorizada pelo Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral do Piauí e contou com apoio do Canil da Polícia Civil do Estado. A investigação teve início em novembro de 2025, a partir do compartilhamento de dados de um inquérito anterior, que indicavam ligação entre facção criminosa e financiamento de campanhas.
Os investigados podem responder por organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal informou que as apurações continuam, e novas medidas poderão ser adotadas após a análise do material apreendido.