Partido de Ciro nega Bolsonaro alegando alta rejeição

O Diretório tem ingressado judicialmente para desvincular a imagem do Bolsonaro aos seus pré-candidatos no Estado

Foto: Divulgação
Ciro Nogueira

O Diretório Estadual do Progressistas do Piauí tem ingressado judicialmente para desvincular a imagem do Presidente Jair Bolsonaro aos seus pré-candidatos no Estado. Conforme o processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o nº 0600209-41.2022.6.18.0000, o Progressistas veiculou no seu próprio Instagram a imagem do seu pré-candidato ao Governo do Estado, Silvio Mendes (União Brasil), sua pré-candidata a vice-Governadora, Iracema Portela (Progressistas), e o pré-candidato ao Senado, Joel Lima.

Ocorre que apareceram imagens do Presidente Jair Bolsonaro junto às demais lideranças, o Progressistas do Piauí as considerou fake news. Rejeitando o apoio do Presidente, o Progressistas alega que “é notável fake news, na medida em que o represente busca vincular, através de edição de imagem, a figura do Presidente ao evento em questão, que se frise, não guarda qualquer relação com as eleições a nível federal”. O partido ainda afirma expressamente que “a tentativa de associação tem um propósito: o atual Presidente da República, que também se apresente como pretenso candidato à reeleição, possui altíssimo índice de rejeição em pesquisas mais recentes”.

O fato mais curioso desse imbróglio judicial é que o Progressistas é o partido de Ciro Nogueira, uma das lideranças mais expressivas do Centrão, atual Ministro-Chefe da Casa Civil (um dos principais ministérios do Governo Bolsonaro) e até então a liderança de oposição mais expressiva no Piauí. Alguns dias depois do ingresso da ação, o Progressistas do Piauí pediu desistência do processo, que ainda tramita no TRE.

Dito isto, algumas perguntas precisam ser respondidas: O Progressistas do Piauí, de Ciro Nogueira, continuará negando o apoio de Jair Bolsonaro? A tendência do Piauí será adotada nos demais estados da federação? Seria o início da debandada do Progressistas do Governo Bolsonaro? Depois desta clara rejeição ao Presidente Bolsonaro, Ciro Nogueira continuará no Ministério da Casa Civil até quando?