Olavo de Carvalho é fura-fila no SUS e foi recebido por médico bolsonarista

O bolsonarista deixou os EUA para ser tratado pelo SUS

Foto: UOL
Olavo de Carvalho

Médicos de hospitais públicos da capital paulista estão indignados com a internação do “guru” Olavo de Carvalho no InCor. Segundo eles, o extremista teria dado entrada na instituição pelo SUS, sem passar pela central de regulação de leitos (Crosp) do governo paulista. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. 

Ele viajou dos EUA rumo a São Paulo para tratar da doença de Lyme, popularmente conhecida como “doença do carrapato”, que pode causar irritação na pele, dores nas articulações e fraqueza nos membros.

Os profissionais afirmaram nas mensagens que aguardam há meses por um leito para pacientes do SUS e criticaram o fato de Olavo ter conseguido uma vaga no InCor vindo dos Estados Unidos.

Questionado, o InCor afirmou que não poderia confirmar se Olavo está internado ou não pelo SUS. “Com base na LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados] não nos é permitido divulgar informações do paciente que não estejam autorizadas como, por exemplo, a forma de financiamento do tratamento. Para detalhes sobre esse assunto, é necessário consultar diretamente ele ou seus familiares”, disse a assessoria.​

Já a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas disse que Olavo deu entrada pela emergência do InCor e que, nesses casos, não precisaria passar pela regulação de leitos.

Defendor Público questiona

O defensor público Clóvis B. Neto comentou sobre a vinda de Olavo de Carvalho para o Brasil. O guru do bolsonarismo veio usar o sistema público de saúde brasileiro.

Clóvis escreveu no Twitter:

“Quero saber como Olavo de Carvalho conseguiu um leito do SUS para tratamento especializado com essa velocidade, estando fora do país? Nesse momento, tenho dezenas de liminares descumpridas determinando internações de pacientes graves, sem a menor previsão de vaga”.

Médico que trata Olavo de Carvalho tem relação com o governo Bolsonaro

Alinhado aos ideais de Jair Bolsonaro, o médico cardiologista José Antonio Ramires, que comanda a equipe que faz o tratamento de Olavo de Carvalho no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, foi cotado para assumir o Ministério da Saúde no lugar do general Eduardo Pazuello.

Ramires era a principal aposta da chamada ala “ideológica”, que tem Olavo como guru, para o posto, que acabou sendo ocupado pelo atual ministro, o também médico Marcelo Queiroga.

Ramires foi quem recebeu Olavo de Carvalho e a esposa, Roxane Carvalho, nessa quinta-feira (8) no Incor. O casal saiu em vôo comercial do Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, na noite anterior.

Olavo viajou acompanhado de um aluno, que é médico, e estaria no Brasil para realizar, além do tratamento dos problemas respiratórios, um procedimento na bexiga.