Pelo menos oito pessoas perderam a visão de um olho após um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas (RN) no mês passado. A campanha, realizada no final de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, totalizou 48 procedimentos, dos quais 15 apresentaram complicações, com sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular bacteriana. Oito pacientes precisaram retirar o globo ocular, quatro passaram por vitrectomia e três estão sendo acompanhados por oftalmologistas.
O secretário de Saúde de Parelhas, Tiago Tibério dos Santos, informou que um inquérito foi aberto para investigar o caso e que a pasta começou a ouvir os envolvidos na terça (15). A empresa Oculare Oftamologia Avançada LTDA, contratada para o mutirão, terá seus funcionários ouvidos na quarta (16).
Desde maio de 2022, aproximadamente 330 cirurgias de catarata foram realizadas no município, com apenas algumas complicações registradas, segundo o secretário. A Oculare afirmou que a campanha foi conduzida por um oftalmologista experiente, seguindo os protocolos médicos e de segurança exigidos.