“O pai tá on”: redes sociais comemoram anulação dos processos e elegibilidade de Lula

Internautas, políticos, artistas e influenciadores têm repercutido a decisão de Fachin que torna o ex-presidente novamente elegível

Foto: Redes Sociais
Lula

Termos como “o pai tá on”, “meu presidente” e “eleições 2022” foram para a lista de assuntos mais comentados do Twitter, na tarde desta segunda-feira (8), por conta da decisão que anulou todos os processos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula e o tornou novamente elegível.

A decisão foi proferida de forma monocrática pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou um habeas corpus da defesa de Lula e reconheceu que a 13ª Vara Federal de Curitiba, antes comandada por Sérgio Moro, não era competente para julgar os casos de Lula, relacionados à Petrobras. Com isso, os processos e condenações de Lula, incluindo o do triplex do Guarujá, que o levou à prisão, ficam anulados.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi cautelosa ao comentar o habeas corpus concedido por Fachin. “Estamos aguardando a análise jurídica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso, que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula”, escreveu a petista.

O governador do Piauí, Wellington Dias, disse que a "a justiça foi feita".

Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que é ex-juiz federal, foi enfático: “Há muitos anos, venho sublinhando que esses processos contra o ex-presidente Lula jamais poderiam ter sido julgados em Curitiba. Incompetência processual que pode e deve ser reconhecida a qualquer tempo. Vitória da Constituição. Como ex-magistrado federal, fico muito feliz”.

Candidato à presidência em 2018, Guilherme Boulos (PSOL) comemorou.

Quem também comentou a anulação dos processos de Lula foi o influenciador Felipe Neto, que indicou ainda que deve votar no ex-presidente em 2022 caso ele vá para o segundo turno contra Jair Bolsonaro. 

Veja mais reações sobre o assunto: