O incentivo à promoção da igualdade racial no Piauí

No Piauí, apenas um dos 224 municípios aderiu ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial; estado tem 3ª população negra do Nordeste.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Piauí é o terceiro estado do Nordeste com a maior população autodeclarada preta ou parda, 80%. Durante a Caravana Federativa, evento que reuniu mais de 50 órgãos federais no Centro de Convenções de Teresina, a Superintendência de Igualdade Racial e Povos Indígenas, ligada a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, teve um diálogo direto com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) sobre adesão dos municípios piauienses ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

O Sinapir e o projeto criado pelo MIR como uma ferramenta para a institucionalização das políticas de Promoção de Igualdade Racial no país. O Piauí é signatário do projeto através da Superintendência, mas o estado tem uma baixíssima adesão dos municípios, aonde apenas Cajazeiras do Piauí, gerida por um homem negro, Carlos Alberto, aderiu ao programa que cria os Conselhos de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com a superintende de Igualdade Racial, Assunção Aguiar, em diálogo com a Associação de Prefeitos do Piauí (APPM) um ofício circular foi enviado para todos os municípios piauienses ratificando a importância e necessidade de adesão das cidades ao programa que visa garantir direitos a população negra.

A chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do MIR, Nailah Neves destacou que o Sinapir é um projeto que integra todas as secretarias ligadas ao ministério e os respectivos programas criados por estas.

“Na área de Segurança Pública nós temos a questão das câmeras na farda dos policiais, algo que foi pactuado por uma articulação do nosso ministério, bem como questões de saúde, geração de empregos, educação, cultura, ciência e tecnologia, esporte e mais”, finalizou Nailah Neves.