"Nossa economia cresce acima das previsões do mercado e cresce para todos", destaca Lula

Presidente participou de uma comemoração dos 164 anos da Caixa e exaltou os dados econômicos obtidos nos últimos dois anos

O presidente Lula (PT) participou, por videoconferência, da cerimônia em comemoração aos 164 anos da Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (13). Durante o evento, o presidente destacou o bom desempenho da economia brasileira nos últimos dois anos, afirmando que o crescimento superou as expectativas do mercado e tem beneficiado todas as camadas da população.

“Nossa economia cresce acima das previsões do mercado e cresce para todos. A geração de empregos bate recorde, a renda das famílias continua crescendo e temos as menores taxas de pobreza e extrema pobreza da história”, afirmou Lula, ressaltando os efeitos positivos das políticas econômicas e sociais de seu terceiro mandato.

Lula também relembrou marcos importantes de sua trajetória, destacando o papel crucial da Caixa na inclusão bancária. “Nos meus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010, bancarizamos 70 milhões de pessoas, o equivalente à população da Argentina e da Colômbia juntas. Lembro de uma catadora de material reciclável que chorou ao abrir sua primeira conta bancária. Isso me marcou profundamente”, contou.

O presidente também destacou a importância da Caixa e dos bancos públicos durante momentos de crise, como a de 2008. “Sem a Caixa e os demais bancos públicos, não teríamos transformado em uma simples marolinha o tsunami da crise financeira que varreu o mundo”, afirmou.

Lula enalteceu ainda os programas sociais operados pela Caixa e os investimentos realizados para melhorar a qualidade de vida da população, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o programa Pé-de-Meia e o Fies. Ele também ressaltou a relevância do microcrédito para agricultores familiares e pequenos empreendedores, além da gestão de projetos do novo PAC.

Durante seu discurso, o presidente fez uma homenagem aos mais de 80 mil trabalhadores da Caixa. “Cada um de vocês pode dormir à noite com a consciência tranquila, sabendo que ajudaram a fazer o povo brasileiro mais feliz”, disse.

Por fim, Lula reforçou sua visão de um mundo mais justo e solidário. “Acredito em um mundo melhor, onde todos os povos possam viver livres das guerras, da fome e dos desastres naturais provocados pela mudança climática. Se tem um povo que merece ser feliz, é o brasileiro, que nunca desiste, mesmo quando tentam lhe roubar o sonho e a esperança”, concluiu.