No RS, Lula promete "passar borracha na burocracia" para facilitar reconstrução

"Nosso compromisso com vocês é dar de volta a vocês o direito de viverem dignamente", disse

Foto: Montagem Pensar Piauí
No RS, Lula promete "passar borracha na burocracia" para facilitar reconstrução

O presidente Lula (PT) viajou nesta quinta-feira (6) à região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, para mais uma vez prestar solidariedade aos gaúchos atingidos pelas recentes enchentes históricas que afetaram o estado. Ele também fará o anúncio de novas medidas de apoio financeiro à região.

Em conversa com moradores, Lula falou em “passar uma borracha em toda a burocracia” para garantir apoio rápido à população local, mas pediu paciência. “Nós temos urgência, mas para fazer sempre leva um tempo. Para destruir é rápido. Para reconstruir é mais difícil”.

Ele também voltou a afirmar que o governo federal, em parceria com as gestões estadual e municipais, garantirá moradia aos desalojados e desabrigados. “Nós temos toda a disposição para trabalhar junto do governo estadual, com o prefeito, para recuperar a casa de vocês, fazer uma chance de vocês voltarem a viver dignamente. Nós vamos fazer isso, nós garantimos que vamos fazer. Agora é achar terreno. Depois o terreno tem que ser preparado, fazer arruamento, ter uma estrutura, fazer banheiro. Não dá para largar vocês também em um barraco. Tem que ser uma coisa bonitinha. Não tem como a gente fazer em uma semana. Eu só quero que vocês saibam que o nosso compromisso com o governador, com o prefeito, com vocês é dar de volta a vocês o direito de viverem dignamente”.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o petista contou um aprendizado que teve com sua mãe foi de Pernambuco a São Paulo. “O que ela me ensinou é que nada desanimava ela. No mesmo dia que ela não tinha nada para colocar no fogo para a gente comer, ela dizia: ‘hoje a gente não tem, mas amanhã vai ter’. A vida é o dom mais importante que Deus deu para nós”, disse para desabrigadas que agradeciam sua presença no local.

Com informações do 247