Neymar é apenas um muito bom jogador de futebol e uma marionete dos poderosos

O ator, Pedro Cardoso, publicou um texto sobre o tema em seu Instagram

Foto: PensarPiaui
Pedro Cardoso e Neymar

Por Pedro Cardoso, ator, no Instagram

"Bom dia.

Tudo o que faço é, também, impulsionado pela vaidade de exibir quem eu decidi ser.

Dar-se a conhecer e ser reconhecido por quem se é, me parece ser um dos motores que movem os seres humanos.

Ter em conta a força da vaidade me parece prudente para evitar que ela se torne a única força a nos impulsionar. O mesmo para com tudo: a ambição material, o desejo de superioridade, a posse de algum amor...

Tudo é natural.

O que desnaturaliza a pessoa é qdo um dos motores desequilibra a personalidade ao se sobrepor a todos os outros. Acontece muito com pessoas famosas. A fama nada mais é do que a notoriedade em escala aumentada. Toda pessoa é famosa no seu campo de influência; seja ele o escritório, a família, o clube. Mas alguns, por atuarem onde há interesse econômico da publicidade vinculada nos meios de comunicação para multidões, tornam-se hiper-famosos. Tal acontece jamais pela qualidade superior desse alguém; mas sim e apenas pelo interesse comercial da publicidade em haver hiper-famosos que chancelem marcas perante multidões.

Neymar é apenas um muito bom jogador de futebol. Nada do que ele tenha dito ou feito faz a opinião dele sobre assunto algum merecer mais atenção do que a de qualquer outra pessoa comum. Em política, nada do q ele diz tem originalidade ou consequência intelectual. Também Neymar ñ mereceria meu desprezo por sua banalidade. Eu os respeitaria ainda e o admirarei sempre pelo futebol q joga (às vezes). Que ele apoie o nazifascismo dos Bolsonaro, credito a ignorância e ao despreparo espiritual dos religiosos excessivos como ele. Mas, o que desejo, é q a opinião de Neymar conheça a desimportância q ela tem ñ fosse o interesse publicitário te-lo feito internacionalmente famoso.

A arrogância com q ele promoveu uma festa irresponsavelmente assassina é a mesma de milhões q andam fazendo o mesmo. O dinheiro q o possibilita promover tal festim diabólico atesta a injustiça de um mundo dominado pela publicidade sem ética. Enfermeiros, limpadores de rua, honestos policiais... tanta gente merece uma melhor distribuição da renda! Mas Neymar... Neymar é apenas uma marionete dos poderosos do futebol. Esses sim, bandidos profissionais."