Na véspera da onda de calor, 10 capitais terão máximas acima de 30°C

Regiões afetadas pelo fenômeno podem ter temperaturas até 7ºC acima das médias previstas para fevereiro.

Na véspera de uma nova onda de calor que se aproxima do Sudeste, dez capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima de 30°C nesta terça-feira (11), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor será particularmente intenso em cidades como Porto Alegre (39°C), Florianópolis (33°C), Curitiba (30°C), São Paulo (32°C), Rio de Janeiro (37°C), Vitória (32°C), Belo Horizonte (31°C), Campo Grande (34°C), Cuiabá (31°C) e Goiânia (31°C).

No Sul do país, a onda de calor, que já quebrou recordes na semana passada, persistirá até a próxima quarta-feira (12). No último fim de semana, a Justiça do Rio Grande do Sul optou por adiar o retorno às aulas devido ao calor excessivo. No início da semana, Porto Alegre se destacou como a capital mais quente do Brasil, com temperaturas próximas a 38°C.

O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, explica que a onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico nas proximidades da Argentina. Embora inicialmente previsto para terminar na sexta-feira (7), o fenômeno foi adiado diversas vezes e, nesta semana, afetará grande parte do Sudeste e uma porção do Nordeste.

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o país de quarta-feira (12) até a próxima sexta-feira (21), com maior intensidade no Sudeste e Nordeste. As temperaturas poderão ultrapassar a média de fevereiro em 5ºC a 7ºC. A Climatempo alerta que todas as capitais do Sudeste correm o risco de registrar recordes de calor para 2025.

Diante desse cenário, a população deve se manter hidratada, evitar exposição prolongada ao sol e buscar ambientes climatizados. É fundamental estar atento às recomendações das autoridades e Defesa Civil para lidar com os impactos da onda de calor.