Moraes manda extraditar Alexandre Ramagem, foragido nos EUA

Ministro autoriza envio de documentos para trazer deputado aos EUA

O ministro Alexandre de Moraes determinou o envio de documentos para pedir a extradição de Alexandre Ramagem O deputado foi condenado a 16 anos por envolvimento em tentativa de golpe e deixou o país após o trânsito em julgado. A documentação seguirá aos Estados Unidos, onde ele está desde setembro. A Polícia Federal investiga a rota clandestina da fuga, possivelmente pela Guiana. O caso envolve uso de passaporte diplomático e medidas restritivas impostas pelo STF.

O que aconteceu

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Secretaria Judiciária encaminhe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a documentação necessária para formalizar o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida ocorre após a condenação do parlamentar a 16 anos de prisão por participação em uma tentativa de golpe de Estado.

Segundo a decisão, os documentos devem atender às exigências da Lei nº 13.445/2017, com informações detalhadas sobre o crime, data, local, natureza do delito e pena aplicada e ser apresentados em português e inglês, acompanhados do formulário oficial do Ministério da Justiça. O material será encaminhado aos Estados Unidos, onde Ramagem se encontra atualmente.

A Polícia Federal apura como o deputado conseguiu sair do Brasil de forma clandestina após o trânsito em julgado, ocorrido em 25 de novembro. A principal suspeita é que ele tenha cruzado a fronteira pela Guiana, seguido para Georgetown e, de lá, embarcado para Miami. A investigação também analisa o possível envolvimento de Celso Rodrigo de Mello, preso em Manaus no último sábado (13).

A fuga ganhou repercussão pelo uso de passaporte diplomático válido até 2027. No início de dezembro, o STF bloqueou o salário e a cota parlamentar de Ramagem. A autorização para o pedido de extradição representa mais um passo para que o deputado responda judicialmente pelos crimes atribuídos a ele.