Microplásticos são encontrados em leite pela primeira vez materno humano

A pesquisa identificou microplásticos compostos de polietileno, PVC e polipropileno, que estão presentes em embalagens

Foto: Divulgação
Momento de amamentar

Por Midia Ninja, no facebook 

Microplásticos já foram detectados em sangue humano, fezes de crianças e adultos, neve, caules de plantas e até em placenta, como descobriu uma equipe de cientistas italiana em 2020. esse mesmo time de pesquisadores foi responsável por essa nova descoberta, a detecção de microplásticos em leite materno pela primeira vez. Essa descoberta ocorreu em 75% das amostras retiradas de 34 mães saudáveis, uma semana após o parto na cidade de Roma, Itália.

A análise foi realizada sem o uso de plásticos, não houve risco de contaminação. A pesquisa identificou microplásticos compostos de polietileno, PVC e polipropileno, que estão presentes em embalagens. É provável que pedaços ainda menores possam estar presentes no leite materno, já que não foi possível analisar partículas menores a 2 mícrons (0,0002 centímetro). De acordo com Valentina Notarstefano, da Universidade Politécnica de Marche, em Ancona, é necessário avaliar maneiras de reduzir a exposição de contaminação durante a lactação e gravidez. Essa descoberta não descarta os benefícios da amamentação, que são muito maiores do que as desvantagens causadas pela presença dos microplásticos.

Ainda não há informações sobre os males dos microplásticos na lactação, mas esse tipo de pesquisa é importante para pressionar políticos a promoverem leis de combate à poluição. Recomenda-se que mulheres grávidas evitem alimentos e bebidas embalados em plástico, cosméticos e cremes dentais que contenham microplásticos e roupas feitas de tecidos sintéticos.