O projeto “Conexão Cidadã”, criado para facilitar a comunicação direta com os usuários do Cadastro Único, alcançou um marco histórico ao ser reconhecido como AMPLIFIER pela Turn.io, provedora de soluções WhatsApp para governos da META. O título foi concedido ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destacando o engajamento e a eficácia do canal oficial do MDS, que superou iniciativas globais e conquistou o primeiro lugar na categoria.
Desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), o “Conexão Cidadã” tem como objetivo reduzir as filas de atendimento, otimizar recursos públicos e proporcionar acesso a informações confiáveis para beneficiários de programas como o Bolsa Família e a Farmácia Popular. No primeiro ano de operação, o projeto conseguiu reduzir significativamente a necessidade de atendimentos presenciais nos CRAS, permitindo que os profissionais se concentrassem em casos mais complexos, ao mesmo tempo em que milhões de cidadãos passaram a ter acesso facilitado aos serviços públicos.
O MDS foi reconhecido por sua inovação, com o ministro Wellington Dias destacando o compromisso da pasta com a eficiência no serviço público: “Nosso objetivo é levar serviços públicos a quem mais precisa, de forma rápida e confiável.”
Em 2024, o "Conexão Cidadã" já figurava entre os Top 5 chatbots governamentais da América Latina, e também conquistou o Prêmio Google pelo sucesso do Programa Farmácia Popular, com mais de três milhões de brasileiros acessando a política pública por meio do canal.
Atualmente, o canal atende cerca de 300 mil cidadãos por mês, resolvendo 25% das dúvidas enviadas sem necessidade de deslocamento e conectando mais de 30 milhões de pessoas ao sistema. Para 2025, o MDS planeja expandir o projeto, garantindo um serviço público mais acessível, eficiente e seguro, com foco no combate à desinformação e na melhoria das políticas públicas.