MDS destaca diálogo com gestores sobre programas sociais no Piauí

O Ministério do Desenvolvimento Social é responsável por articular todos os programas de assistência social do governo federal no país.

Mais de 50 entes federais entre ministérios e órgãos, como a Caixa Econômica Federal, estiveram presentes na Caravana Federativa, nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Teresina. Como não poderia faltar, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) se fez presente e dialogou com os gestores sobre os programas ligados a rede do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social.

Responsável por coordenar e dar vasão a todos os programas que lidam diretamente com o as necessidades mais prementes do povo brasileiro, como o Bolsa Família, o Luz para Todos  e demais programas desenvolvidos, o ministério recebeu a visita de inúmeros gestores durante o evento.

O pensarpiauí conversou com Ranniêr Ciríaco, secretário-executivo adjunto e coordenador do MDS para a Caravana Federativa, que participou da maioria das marchas já realizadas pelo governo federal ao longo deste ano, ressaltou a desburocratização do processo que é promovido pelo evento.

“Quando você tem um evento como esse, que congrega todos os órgãos do governo federal, estatais e órgãos públicos e traz os serviços para o cidadão e o gestor, você tem uma maior amplitude dos resultados”, disse Ranniêr.

O coordenador também deu ênfase a fala do governador do Piauí, Rafael Fonteles, como uma síntese de esforços dos entes federativos e a reconstrução do diálogo do governo federal com prefeituras em todo o país.

“O governador Rafael Fonteles fez uma síntese clara dessa reunião de esforços entre diferentes entes da federação, em prol do desenvolvimento de todo o país. Enquanto membro do ministério eu fico muito satisfeito porque é uma missão que foi dada pelo ministro Wellington Dias, um entusiasta dessa proposta da Caravana Federativa e dá todo o apoio porque ele entende a participação dos estados nas decisões da política e governança. A gente fica muito honrado por ver os resultados na prática, de maneira muito simples e rápida, sem burocracia”.