O influenciador Pablo Marçal e o cantor sertanejo Gusttavo Lima confirmaram suas filiações ao União Brasil, com a expectativa de que oficializem a entrada no partido ainda no primeiro semestre de 2025.
Uma ala do União Brasil defende que Marçal e Gusttavo Lima se filiem durante o evento de lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência pela legenda. O evento, marcado para o próximo dia 4 de abril no Centro de Convenções de Salvador, contará com as presenças dos dois, além de ser o dia em que Caiado receberá o título de cidadão baiano.
Entretanto, outra ala do União Brasil sugere que a filiação de Marçal e Gusttavo Lima ocorra antes do evento de Caiado, para evitar que a adesão dos dois ofusque o lançamento da pré-candidatura do governador.
Na cúpula do União Brasil, os planos para Marçal envolvem uma candidatura a governador ou a senador por São Paulo nas eleições de 2026, caso ele consiga reverter a condenação que o torna inelegível por oito anos, decidida pela Justiça Eleitoral de São Paulo no dia 21 de fevereiro. Marçal, no entanto, ainda pode recorrer da decisão.
Em relação a Gusttavo Lima, os planos para ele no União Brasil indicam uma candidatura ao Senado por Goiás em 2026. Apesar disso, o cantor já declarou, em entrevista ao Metrópoles em janeiro, que pretende disputar a Presidência da República.
Aliados de Caiado afirmam que ele pretende aproveitar a popularidade de Gusttavo Lima para aumentar sua visibilidade. A estratégia do governador de Goiás seria viajar pelo país ao lado do cantor para impulsionar sua popularidade.
Até o momento, tanto Gusttavo Lima quanto Pablo Marçal não se pronunciaram sobre o assunto, apesar de tentativas de contato feitas pela coluna desde segunda-feira (24/2). O espaço permanece aberto para eventuais manifestações dos dois.