Lula vence todos os adversários em 2026, diz Quaest

Lula segue favorito para 2026, com Bolsonaro como principal concorrente, mas inelegível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito nas eleições presidenciais de 2026, segundo a nova pesquisa da série Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3).

O levantamento aponta que o principal adversário de Lula seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo estando inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sendo réu em um processo por sua liderança na tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Em um possível segundo turno, semelhante ao do pleito anterior, Lula alcançaria 44% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 40%. Esse cenário configura um empate técnico, levando em conta a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma simulação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria uma vantagem de seis pontos percentuais, com 43% contra 37% do ex-ministro de Bolsonaro. No levantamento de janeiro, Tarcísio registrava 34% das intenções de voto, enquanto Lula manteve os mesmos 43% nas duas pesquisas.

Outros governadores também reduziram a distância, mas Lula segue à frente. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), subiu de 26% para 30% nas simulações contra Lula, que variou de 45% para 44%. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi de 28% para 31%, enquanto Lula passou de 45% para 43% nesse cenário.

Lula também aparece à frente em simulações contra outros possíveis candidatos, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

A pesquisa foi realizada pela Quaest, que entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.

Lula também vence na espontânea

Na pesquisa espontânea, três nomes se destacaram: Lula (9%), Bolsonaro (7%) e Tarcísio (1%). Os indecisos representam 80%.

Embora Bolsonaro seja o concorrente mais próximo de Lula nas pesquisas estimuladas e espontâneas, o levantamento revela um dado negativo para o ex-presidente. Quando questionados sobre o que teriam mais "medo" atualmente — se da continuidade de Lula ou do retorno de Bolsonaro —, 44% dos entrevistados indicaram receio do retorno de Bolsonaro ao poder, enquanto 41% preferem que o petista siga no cargo.

Por outro lado, uma preocupação para Lula foi que 62% dos pesquisados acreditam que ele não deveria se candidatar novamente à presidência, enquanto 35% acham que ele deveria tentar um novo mandato.