Lula: ‘Se depender do PT e de mim vamos ter uma aliança de toda esquerda em 2022’

Ele deu esta declaração durante live com a candidata à prefeiturz do Rio de Janeiro, Benedita da Silva

Foto: IG
Lula

 

Em live ao lado da candidata à prefeitura do Rio pelo PT, Benedita da Silva, nesta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “se depender do PT e de mim vamos ter uma aliança de toda esquerda” em 2022. O ex-presidente, no entanto, declarou que “as pessoas não podem achar que o PT não pode ter candidato”.

Lula ainda afirmou que o cenário político das próximas eleições presidenciais “já tem vários candidatos” de direita, fazendo referência às movimentações de nomes como o do governador de São Paulo João Doria (PSDB), o apresentador Luciano Huck e do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

— 2022 já tem vários candidatos. Mas quem está com dificuldade é a direita, que procura Doria, Moro, Huck. Eu vou te garantir que se depender do PT e de mim vamos ter uma aliança de toda esquerda. Agora, o que as pessoas não podem achar é que o PT não pode ter candidato, porque como que pode o maior partido não ter candidato. Mas se tiver gente em condição de disputar melhor que o PT não tem problema nenhum.

Lula ainda afirmou ser importante entender a importância do lançamento de candidaturas pelos partidos. Segundo o presidente, a decisão representa uma chance de apresentar um projeto político e de disputar uma vaga no segundo turno, quando, então, poderia ser formada uma aliança ampla.

— Todo mundo tem o desejo de construir frente ampla. A gente sempre tentou construir frente ampla sem querer impedir que os partidos tivessem candidato. É muito importante que a gente tenha noção porque os partidos têm que lançar candidato. Dá a chance de colocar o programa, conversar com a sociedade, e tem chance de ir pro segundo turno e fazer uma aliança muito grande. (…)