O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no sábado (19), quando escorregou no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, e bateu a cabeça. Apesar do susto, o presidente não perdeu a consciência e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, onde foi atendido por um ferimento corto-contuso na região occipital, localizada na parte posterior da cabeça. O boletim médico informou que Lula passa bem, mas foi orientado a evitar viagens aéreas longas, o que levou ao cancelamento de sua participação presencial na reunião de cúpula dos Brics, prevista para domingo (20), na Rússia.
O presidente seria acompanhado na viagem pelo chanceler Mauro Vieira, com quem se reuniu no domingo para alinhar as posições que o Brasil apresentará na cúpula. Agora, Lula participará do encontro por videoconferência. A equipe médica, liderada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que veio de São Paulo para Brasília, destacou que o presidente pode continuar exercendo suas atividades normais no Palácio do Planalto durante a semana.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, comandada por Paulo Pimenta, informou que o chefe de Estado deve seguir sua agenda de trabalho normalmente em Brasília, sem maiores impactos em suas atividades. Lula retornou ao hospital no domingo para uma revisão do ferimento, e a avaliação confirmou que sua condição não é grave.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio.”