Lula lidera entre empresários: pesquisa mostra percepção sobre quem ganhará a eleição

A pesquisa foi realizada pela corretora XP Investimentos e divulgada pela Folha de S.Paulo

Foto: Reprodução
Ex-presidente Lula

Uma pesquisa realizada pela corretora XP Investimentos e divulgada ontem pela Folha de S.Paulo aponta que, na percepção de investidores, o ex-presidente Lula (PT) tem 45% de probabilidade de vencer as eleições de 2022, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 39%.

O levantamento indica ainda que, na percepção dos investidores, um candidato da chamada “terceira via” teria 17% de chance de vencer o pleito.

Entre os nomes citados, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), aparece como favorito, com 45% de probabilidade de ser eleito. Ele é seguido pelo ex-ministro Sergio Moro (20%) e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que soma 12%.

Já o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o apresentador José Luiz Datena e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), também apontados como possíveis candidatos da “terceira via”, pontuaram abaixo de 10% entre os entrevistados.

A pesquisa da XP foi realizada entre os dias 2 e 3 deste mês e ouviu 75 investidores institucionais sobre economia, mercados e política por meio de formulário eletrônico. Os respondentes atuam como gerentes, economistas e consultores.