Lula humilha Bolsonaro em jantar com ministros do STJ

O evento reuniu 23 dos 31 integrantes da Corte

Na noite de quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um jantar na Granja do Torto, em Brasília, com 23 dos 31 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O encontro ocorre às vésperas de votações programadas para outubro, que decidirão a nomeação de dois novos ministros para a Corte.

Durante o evento, Lula enfatizou que não fez pedidos em favor de possíveis indicados para o STJ e reafirmou que nunca solicitou favores a ninguém. "Todos aqui que foram nomeados por mim sabem que nunca pedi nada a ninguém, nenhum favor. Minha preocupação é institucional, com a democracia e com o Judiciário", afirmou.

No entanto, ao abordar questões relacionadas à democracia, Lula não poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, fazendo referências à viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos às vésperas de sua posse em 1º de janeiro de 2023. "Bolsonaro ficou 30 dias chorando, viajou para Miami e deixou os golpistas aqui no Brasil", disparou o presidente, gerando um clima tenso entre os presentes.

Relatos de participantes indicam que, após a fotografia oficial, alguns ministros do STJ pediram selfies e "autógrafos" de Lula, demonstrando uma atmosfera de apoio em torno do atual presidente.

Além de Lula e dos ministros do STJ, o evento contou com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do chefe de gabinete da presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro.