Lula edita MP para facilitar ações de combate às queimadas

Outras medidas e ações já foram autorizadas pelo governo.

O presidente Lula (PT) publicou na última sexta-feira (20) uma Medida Provisória que autoriza o governo federal, estados e municípios a obterem empréstimos, financiamentos e doações de bancos públicos e privados para a contenção de incêndios e queimadas irregulares. Para que os entes federativos tenham acessos a esses recursos, os governos devem declarar e reconhecer o estado de calamidade pública que caracteriza a situação de emergência.

As medidas terão vigência entre 60 a 120 dias e são um instrumento legislativo utilizado pelo Presidente da República para criar normas com prerrogativa de lei para atuação rápida e temporária. Editadas frequentemente em situações de urgência, as MP permitem que o governo tome decisões imediatas sobre questões que não podem aguardar o rito legislativo.

Na terça-feira (17), um crédito extraordinário de R$ 514 milhões foi liberado e será destinados a diversos órgãos responsáveis por enfrentar a crise climática. Confira as demais medidas e ações do governo: