Lula consulta ministros sobre fim da escala 6×1

Mas o governo também busca alternativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende ouvir seus ministros antes de definir a posição do governo em relação ao projeto que extingue a escala de trabalho 6×1. A proposta, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), já recebeu sinal verde da articulação política do Palácio do Planalto, mas aguarda a análise dos ministérios para avaliar seus impactos positivos e negativos.

Durante reunião com integrantes do governo, a deputada foi informada de que há espaço para a aprovação da medida ainda no primeiro semestre deste ano. O Planalto também indicou a possibilidade de um forte engajamento da liderança do governo para garantir a tramitação do projeto, que é visto como um potencial trunfo para melhorar a popularidade de Lula – em queda nos últimos meses.

No entanto, o governo considera que a transição para uma escala 4×3 seria muito abrupta neste momento. A alternativa mais viável, segundo interlocutores do Planalto, seria um modelo 5×2, que já conta com apoio de partidos do centro e poderia facilitar a negociação política.

Nos próximos dias, Erika Hilton deve se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir os próximos passos da tramitação da proposta.