O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (23) que disputará a reeleição em 2026. A declaração foi feita em Jacarta, durante coletiva de imprensa ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e marcou o ponto mais político de sua viagem oficial à Ásia.
“Quero te dizer que vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que tenho a mesma energia de quando eu tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou lhe dizendo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, afirmou Lula, arrancando aplausos do presidente indonésio e do público presente.
O anúncio, feito em tom descontraído, foi interpretado como a confirmação formal de que o petista pretende tentar um quarto mandato consecutivo nas urnas, consolidando sua posição como principal liderança política do país.
Energia e continuidade
Lula ressaltou que mantém disposição e vigor para seguir no comando do país e que está “preparado para disputar novas eleições”. “Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou pronto para seguir trabalhando pelo Brasil e fortalecer as relações com países estratégicos como a Indonésia”, disse.
O presidente também brincou ao presentear Prabowo Subianto com uma camiseta da Seleção Brasileira de número 8, símbolo de sua longevidade política. “Vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”, repetiu, sorrindo.
Discurso internacional e ambição global
Durante o pronunciamento, Lula aproveitou para defender sua agenda diplomática. Reforçou a necessidade de reduzir a dependência do dólar nas transações internacionais e propôs que Brasil e Indonésia realizem comércio em moedas locais. “O Século XXI exige coragem para mudar. Precisamos deixar de depender de uma única moeda e construir uma nova ordem econômica global”, afirmou.
O presidente também reiterou o apoio do Brasil à entrada da Indonésia no Banco do BRICS e defendeu uma ordem internacional “mais justa, multilateral e baseada na cooperação”. Segundo ele, “Indonésia e Brasil não querem uma nova Guerra Fria, querem comércio livre”.
Parcerias estratégicas e novos negócios
Lula destacou o potencial de expansão da relação bilateral, lembrando que o comércio entre os dois países triplicou em 20 anos e já atinge US$ 6,5 bilhões. “Ainda é pouco diante do tamanho de nossos mercados. Precisamos crescer juntos”, disse.
Ele anunciou que pretende levar uma delegação de empresários brasileiros para a Indonésia, com foco em parcerias nos setores de energia, defesa e tecnologia. “A relação entre Indonésia e Brasil será por demais valorosa”, afirmou.
Rumo à eleição de 2026
Com a declaração em Jacarta, Lula se antecipa ao debate eleitoral e coloca oficialmente seu nome na corrida pelo Palácio do Planalto em 2026. O gesto sinaliza confiança no desempenho de seu governo e reforça a mensagem de continuidade política — tanto no cenário doméstico quanto no papel internacional do Brasil.
Após a visita à Indonésia, Lula segue para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e poderá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (26).