Lula chega a Moscou para a festa de 80 anos da vitória da URSS sobre os nazistas

A presença do chefe de Estado brasileiro foi confirmada por meio de uma publicação nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Moscou, na Rússia, nesta quarta-feira (7), onde participará das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória — data que marca o triunfo das forças soviéticas e aliadas sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. A presença do chefe de Estado brasileiro foi confirmada por meio de uma publicação nas redes sociais.

“Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. Esse dia define a vitória contra o nazismo. A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo”, escreveu o presidente.

A cerimônia oficial está prevista para esta sexta-feira (9) e contará com a presença de outros chefes de Estado. Durante a visita, Lula participará de um jantar com o presidente russo, Vladimir Putin, ocasião em que serão assinados acordos de cooperação nas áreas de Ciência e Tecnologia. O presidente brasileiro também manifestou interesse em ampliar as parcerias comerciais entre os dois países.

Lula embarcou para Moscou na noite de terça-feira (6), acompanhado por uma comitiva que inclui ministros e autoridades, entre elas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A delegação brasileira também deve participar de encontros bilaterais com outros líderes presentes no evento.

A estadia na Rússia vai até sábado (10), quando Lula seguirá para a China. Em Pequim, o presidente brasileiro participará do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e terá uma reunião reservada com o presidente chinês, Xi Jinping.

A visita ao principal parceiro comercial do Brasil ocorre em meio a tensões no comércio global, marcadas por uma guerra tarifária entre China e Estados Unidos, agravada pelas políticas protecionistas adotadas durante o governo de Donald Trump.