Lula cancela agenda em Brasília por recomendação médica

Presidente eleito foi submetido no último domingo (20) a uma laringoscopia que retirou uma leucoplasia de suas pregas vocais

Foto: Divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou sua ida para Brasília, de onde passará a trabalhar até a data de sua posse, em 1° de janeiro de 2023. A previsão de chegada do petista à capital federal era nesta terça-feira (22), mas, por ora, não há nova data para a viagem. A suspensão da agenda foi por razões médicas.

Lula foi submetido no último domingo (20) a uma laringoscopia que retirou uma leucoplasia (espécie de mancha esbranquiçada que potencialmente pode tornar-se um câncer) de suas cordas vocais do lado esquerdo. A biópsia do material extraído mostrou que as células eram benignas, ou seja, o achado não era do tipo canceroso.

Os próximos dias devem ser de novos exames para aferir o grau de recuperação do presidente eleito à intervenção a que foi submetido, assim como de pouca fala, evitando discursos e reuniões, para acelerar o processo de cicatrização.

Lula teve um câncer de laringe em 2011 e ficou curado da doença. O histórico de saúde fez com que muito se especulasse durante a campanha sobre suas condições de saúde, embora seu experiente e gabaritado corpo médico tenha avaliado a todo o momento que o líder de esquerda não tem qualquer problema sério.