Lula anuncia casas de graça para pessoas em situação de rua

Nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida destinará 3% das unidades do programa, 100% financiadas pelo governo, a pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua

Esse anúncio representa um avanço importante na luta por direitos básicos da população em situação de rua no Brasil. A decisão de reservar 3% das moradias subsidiadas pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) exclusivamente para esse grupo, com financiamento integral pelo Estado, marca um novo capítulo na política habitacional do país.

Principais pontos da nova medida:

Articulação entre ministérios:

Essa política é fruto de uma colaboração entre vários ministérios, entre eles:

Além da moradia: Segurança alimentar

Outro destaque do evento foi o lançamento do Acordo de Cooperação Técnica das Cozinhas Solidárias da Rua, que vai implementar 8 cozinhas comunitárias voltadas à população em situação de rua. Essas cozinhas terão um agente de economia solidária, promovendo não apenas alimentação, mas também fortalecimento dos vínculos comunitários.

Confira os municípios contemplados pela nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida