Júlio, Marina e Átila, votam para bancos tomarem moradia

Se aprovado no Senado, a Lei garantirá aos bancos o poder de penhorar (tomar) até a única casa de moradia da família de cliente devedor

Foto: Divulgação/Piauí Hoje
Marina Santos, Júlio Cesar e Átila Lira

Por Luiz Brandão, jornalista, no Piauí Hoje 

No dia 01 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4188/2021, enviado pelo governo Bolsonaro, com 260 votos favoráveis, contra apenas 111 contrários e nenhuma abstenção. Se aprovado no Senado, a Lei garantirá aos bancos o poder de penhorar (tomar) até a única casa de moradia da família de cliente devedor.

Os deputados federais do Piauí ficaram divididos. Átila Lira (PP), Júlio Cesar Lima (PSD) e Marina Santos (Republicanos) votaram a favor do projeto do governo.

Já os deputados petistas Merlong Solano, Flávio Nogueira e Rejane Dias, além do Capitão Fábio Abreu, do PSD, votaram contra. Margarete Coelho (PP) e Paes Landim (União) e Iracema Portella não compareceram para votar.

Foto: Divulgação
Arthur Lira e Jair Bolsonaro

A favor dos bancos

O projeto cria o marco legal das garantias de empréstimos, em um momento em que a maioria da população está endividada. As regras ajudam bancos e instituições financeiras, que já batem recordes de lucro.

Em uma verdadeira crueldade, os deputados e deputadas votaram para que os bancos possam tomar a casa de uma pessoa com dívidas, mesmo se este for o único imóvel. Até então, a legislação proibia que isso ocorresse, protegendo o bem de família.

O PL prevê que o banco possa tomá-lo até mesmo em casos em que a dívida tenha sido feita por um filho, mas tendo os pais, proprietários da casa, como fiadores. O PL irá ao Senado.

O site Esquerda On Line publicou a lista e como cada parlamentar governista votou, mais uma vez, contra os trabalhadores e o povo.

Acesse aqui e veja a matéria do Esquerda On Line, como votou cada parlamentar e quem apoiou mais esse golpe de Bolsonaro e não merece o voto do povo trabalhador.