O deputado estadual João de Deus (PT) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí requerimento em que solicita a fiscalização da obra da galeria na zona leste de Teresina.
No documento, o parlamentar requer que o Ministério Público da União e o Ministério Público do Piauí acompanhem de perto o andamento das obras e exijam da Prefeitura Municipal um plano de trabalho para finalizar a intervenção.
"É de conhecimento de todos a situação dramática que persiste há mais de 10 anos referente à obra desta galeria", destaca o deputado.
O parlamentar ressalta ainda que poucos são esforços aplicados pelos gestores municipais e que todo período de chuva é motivo de alerta e preocupação na capital, visto que vários pontos da cidade ficam alagados, causando transtorno e ceifando vidas, como os casos da professora Wana Henrique que teve seu carro arrastado pelo fluxo de água na avenida Homero Castelo Branco e do Chef de cozinha João Marcelo, na galeria do bairro Satélite.
Em Teresina, o problema de escoamento de água tem se intensificado ano após ano, causando transtornos, impedindo o deslocamento, desabrigando famílias e tirando vidas. Somente em 2022 foram registradas duas mortes provocadas pela falta de medidas efetivas que resolvam a situação.