João Barone, baterista da banda Paralamas do Sucesso e também reconhecido por seu interesse e conhecimento em história da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) nesta semana. A repercussão teve origem em uma postagem feita no último domingo (13) na rede social Threads, onde o músico compartilhou duras críticas aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na publicação, Barone destacou realizações de diferentes presidentes brasileiros ao longo da história. "Alguns presidentes do Brasil entraram para a História por realizar grandes feitos. Um trouxe a siderurgia, criou a CLT; outro levou a capital para o coração do Brasil e implementou as rodovias", escreveu. "Um outro acabou com a hiperinflação, fortaleceu a moeda; outro veio e tirou o país do mapa da fome, colocando-nos como a oitava economia mundial", continuou.
O tom do post se intensifica quando o músico direciona críticas mais diretas ao ex-mandatário. "Não consigo entender quem ainda quer um sociopata, miliciano, genocida e golpista de volta ao poder. Tem que ser muito débil mental pra isso", afirmou, sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro.
Barone também mencionou ações pontuais de outros políticos que, segundo ele, deixaram algum legado positivo, apesar de suas eventuais controvérsias. "Até políticos ruins são capazes de fazer algo bom. Maluf criou o programa Leve Leite, implantou a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e as iniciativas antitabagismo. Collor abriu o Brasil para as importações. Alckmin criou o Bom Prato; Serra, o seguro-desemprego e os medicamentos genéricos. Doria providenciou a vacina", elencou. Ao final, concluiu: "O único que não fez absolutamente nada de relevante, a gente sabe quem é".