Jesus, negro, favelado de Nazaré! Marielle, negra, favelada da Maré!

Veja discurso do Pastor Hdenrique proferido logo após a morte de Marielle

Na quinta-feira (31/10) aconteceu o julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.

No instagram o pastor Henrique Vieira marcou a data com o registro do discurso proferido em ato organizado, logo após o assassinato de Marielle e Anderson. 


Quem é o Pastir Henrique Vieira?

Henrique dos Santos Vieira Lima, é um ator, poeta, professor, pastor batista e político brasileiro, filiado ao PSOL. Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 15 de abril de 1987 filho de uma professora e um alfaiate.

Sua igreja é a Batista do Caminho na capital fluminense. 

É autor de dois livros: O amor como revolução (Editora Objetiva, 2019) e O monge e o pastor em coautoria com o teólogo Marcelo Barros (Editora Objetiva, 2020). 

Durante a adolescência sofreu uma grave inflamação do nervo óptico e perdeu boa parte da sua visão por cerca de dois anos quando ele tinha 16 anos de idade[8]. Mesmo após tratamentos, não foi possível restabelecê-la completamente, tendo permanecido apenas a visão periférica. Esses fatos dificultaram os estudos do pastor para o vestibular, mas não o impediram de conseguir posteriormente se formar em História, Sociologia e Teologia de forma praticamente simultânea.

Henrique cresceu ao redor de pais, avós e bisavós evangélicos batistas, o que frutificou seu interesse pelo evangelho desde cedo de modo que, durante a adolescência, ele passou a frequentar a Primeira Igreja batista de Niterói. Em 2009 tornou-se seminarista de uma congregação desta mesma igreja. Cerca de três anos depois, junto a um grupo de jovens, fundou a Igreja Batista do Caminho, que é uma igreja de caráter itinerante entre a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Por lá, Henrique coordenou projetos de recolhimento de doações de pequenos agricultores do Estado destinados a famílias vulneráveis do Morro da Providência, além de participar do projeto de vestibular comunitário que auxilia jovens da região a entrarem em universidades públicas.

Referências importantes que o motivaram a se tornar pastor foram o norte-americano Martin Luther King Jr. e o bispo católico Dom Hélder Câmara, mas além deles, o pastor toma como inspiração o Frei Tito, Frei Betto, a irmã Dorothy Stang, Francisco de Assis e Teresa de Ávila. 

Atividade política

Foi após o contato com o ex-deputado federal Marcelo Freixo, que foi professor de História de Henrique no Ensino Médio, que passou a combinar o cristianismo com a ideia de justiça social.

No ano de 2012, candidatou-se ao cargo de vereador em Niterói, tendo sido eleito com cerca de 2.878 votos pelo PSOL. Durante o mandato foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, participou de uma CPI sobre transportes e tentou, sem sucesso, criar uma outra CPI que buscava investigar uso de verbas públicas destinadas para assistência aos desabrigados nas chuvas de 2010 na cidade.

Em 2018, torna-se conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, após a sua aproximação por meio da coordenação de um projeto que buscava combater as manifestações de ódio e fortalecer a cultura de direitos humanos no país.

No ano de 2022 torna-se um dos cinco deputados federais eleitos no Estado do Rio de Janeiro pelo PSOL, obtendo 53.933 votos.