A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, embarca nesta sexta-feira (2) para Moscou, chegando à capital russa seis dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da comitiva oficial. A informação é do jornal O Globo. Segundo sua assessoria, Janja participará de compromissos prévios que fazem parte da agenda oficial definida entre o presidente brasileiro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Lula tem chegada prevista para 8 de maio, quando participará, ao lado de Putin, das celebrações pelo Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio. A data marca os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A visita e os compromissos diplomáticos foram acertados em uma conversa telefônica entre os dois líderes, em janeiro deste ano.
A antecipação da viagem de Janja sinaliza seu envolvimento direto nas atividades protocolares e nas articulações diplomáticas que antecedem a chegada do presidente. Embora os detalhes de sua agenda ainda não tenham sido divulgados, espera-se que a primeira-dama participe de eventos culturais e institucionais com o objetivo de fortalecer os laços entre Brasil e Rússia.