Inscrições em curso de extensão em Computação e Programação em Python para meninas se encerram nesta quinta-feira (30)

O curso de extensão para meninas “PC Delas: Pensamento Computacional e Protagonismo Feminino na Tecnologia”, oferecido em parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), está com inscrições abertas até a quinta-

O curso de extensão para meninas “PC Delas: Pensamento Computacional e Protagonismo Feminino na Tecnologia”, oferecido em parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), está com inscrições abertas até a quinta-feira, 30 de abril de 2026. As inscrições são realizadas online, por meio de formulário disponível na bio do perfil do Instagram do PIT (@pit.instituto). O acesso também pode ser feito AQUI.

A formação é gratuita e poderão participar: meninas estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Pública de Educação do Piauí (Seduc); alunas regularmente matriculadas no Instituto Federal do Piauí; alunas regularmente matriculadas no Piauí Instituto de Tecnologia.

Aulas serão ministradas na unidade acadêmica do PIT. (Foto: Ascom/PIT)

O foco é a mitigação da disparidade de gênero e a inclusão do público feminino nas áreas de tecnologia e ciências exatas, bem como na inclusão socioeconômica.

Devido à grande procura pelo curso, as estudantes que não conseguirem ingressar nas vagas da primeira turma serão incluídas em uma lista de espera e notificadas quando uma nova turma for aberta.

Sobre o curso

O curso tem por objetivo abordar os usos práticos do pensamento computacional, o que inclui a capacidade de transformar problemas complexos em soluções digitais, usando conceitos fundamentais da Computação, como os quatro pilares do pensamento computacional:

Além disso, também abarcará os fundamentos da programação em Python, uma das linguagens mais amigáveis para iniciantes, com amplo uso no mercado de trabalho e ideal para a aprendizagem coletiva.

Laboratório do PIT. (Foto: Ascom/PIT)

Método pc.delas()

O curso de extensão tem carga horária de 60 horas e conta com uma metodologia baseada em rede de apoio, ambiente colaborativo e aprendizagem baseada na resolução de problemas práticos, com foco no raciocínio lógico, além de contemplar quatro eixos essenciais:

O curso será ministrado pela professora Simone Magalhães, professora de Tecnologias Aplicadas à Logística e Administração no IFPI Campus Dirceu. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010), com especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2001) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual do Piauí (1996).