Inmet renova alertas de chuva forte para o Piauí

Chuva intensa e ventos fortes seguem até sábado em várias regiões do Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de chuva forte para diversas regiões do Piauí, com previsão de precipitações e ventos intensos até a manhã de sábado (22). As áreas mais afetadas são o Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do estado.

O alerta amarelo, que indica perigo potencial, começa a valer nesta sexta-feira (21), às 9h, e segue até as 10h de sábado (22). Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, com ventos de até 60 km/h. Há risco baixo de quedas de galhos, pequenos alagamentos, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

O alerta laranja, de maior intensidade, está ativo desde a manhã de quinta-feira (20) e também segue até as 10h de sábado. Neste caso, a previsão aponta chuvas mais fortes, entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm no acumulado diário. Os ventos podem atingir até 100 km/h, aumentando o risco de falta de energia, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, afirmou que a equipe monitora continuamente as condições do tempo junto ao Centro de Gerenciamento de Riscos e à Rede Verde-Laranja da Semarh. Inicialmente, a expectativa era de que as chuvas fossem provocadas por uma frente fria vinda do sul da Bahia. No entanto, volumes registrados acima de 100 mm em algumas cidades indicam um fenômeno mais duradouro.

Segundo Costa, os dados recentes apontam para a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema comum nesta época do ano, conhecido por produzir chuvas fortes e contínuas. Ele destacou que a manhã desta sexta-feira já apresentou instabilidade em Teresina e que o monitoramento segue em tempo real.

Orientações à população

O Inmet recomenda que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a placas ou estruturas frágeis. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos quando possível e buscar orientação da Defesa Civil pelo número 199 ou do Corpo de Bombeiros pelo 193.